Os materiais de construção são os mais diversos e, quando precisamos optar por um tipo, é comum surgir a dúvida de qual é o melhor. No caso das portas, há vários tipos de materiais que são usados na fabricação, como ferro, madeira, alumínio, PVC, entre outros.
O modelo a ser usado em uma casa não deve depender somente de uma decisão financeira, mas também de outras questões importantes.
Listamos abaixo algumas dicas que podem ser úteis na escolha do tipo de porta adequado a ser usado em uma casa.
Portas de Ferro
A porta de ferro é um tipo bastante comum e muito usado, talvez em grande parte pelo custo, já que é possível encontrar modelos bem baratos. Tem como desvantagem a possibilidade de enferrujar e é pouco resistente à exposição à água, por isso requer uma boa pintura e conservação.
Como vantagens, há grande variedade de modelos, tanto simples quanto sofisticados, e muitos com baixo custo. Ou seja, tem para todos os gostos e bolsos.
Veja aqui modelos de portas de ferro
Principais características:
- Podem ser fechadas totalmente ou com aberturas que são complementadas por vidro;
- Muito usadas no Brasil, especialmente em construções de baixo e médio padrão;
- Ideal para o uso como porta da sala e cozinha. Não é comum seu uso como portas internas;
- Requer lixamento, tratamento e pintura para ter boa durabilidade.
Portas de madeira
A porta de madeira é reconhecida por ser elegante e bastante resistente. Existem as portas de madeira maciça e as de madeira oca. Este último tipo é mais usado para portas internas como quartos, banheiros e outros, já a de madeira maciça é mais comum para portas externas, onde é necessário um material mais resistente.
A desvantagem deste material é que ele não pode ficar exposto à chuva ou umidade, requerendo uma manutenção de pintura ou verniz, Além disso, a madeira pode expandir ou contrair dependendo da umidade, sendo comum em determinada época do ano a porta “pegar” um pouquinho no batente ou no piso em função da sua expansão.
Veja modelos de portas de madeira
Principais características:
- É quase unânime o seu uso em dormitórios, banheiros e outros usos internos;
- Pode-se usar como porta de entrada, mas neste caso recomenda-se madeira maciça, especialmente se não houver área coberta sobre a porta, tornando-a suscetível à umidade e chuva;
- Há vários tipos de portas de madeira, como maciça, oca e semi-oca. Este último tipo recebe um preenchimento interno, enquanto que a oca é vazia e conta apenas com uma camada de madeira por fora;
- Os tipos oca e semi-oca podem “empenar” ou mesmo gerar bolhas na madeira com umidade. Por isso, não são indicadas para portas externas;
- Estas portas não vêm prontas, inclusive a compra deve ser feita de várias peças para formar o conjunto, que inclui: folha, batentes, fechadura, dobradiças e guarnição. Além disso, há ainda o serviço de colocação dela que deve ser feito por um marceneiro, com acabamento em pintura e verniz.
Portas de alumínio
As portas de alumínio são boas alternativas, tanto para áreas internas quanto externas, mas é mais comum o seu uso como portas externas, especialmente na cozinha, nas portas balcões ou portas janelas que muitos colocam nos quartos.
Algumas das vantagens deste tipo de porta é que o alumínio é altamente resistente a água, ferrugem e sal (no caso de cidades litorâneas). A desvantagem é que o custo, geralmente, é um pouco maior, mas nada que uma boa pesquisa de preços possa ajudar a encontrar modelos bons a preços acessíveis.
Veja aqui modelos de portas de alumínio
Principais características:
- Geralmente, o preço é mais alto que os modelos de ferro e madeira;
- Poucas opções de modelos mais populares. Opções de modelos sofisticados não faltam;
- Muito indicada para usos externos, como entrada, cozinha, garagem, corredor externo e outros;
- É um material durável e não requer manutenção;
- Já vem pronta para ser colocada e usada;
- Há modelos brilhante e branco, sendo este último o tipo mais usado e recomendado;
- É leve, fica muito bom e é uma excelente opção para uso em residências.
Portas de vidro
As portas de vidro tornaram-se muito comuns, especialmente em ambientes comerciais, como é o caso das famosas portas giratórias de banco (foto acima). Nesses ambientes, elas são muito úteis ao permitirem a visibilidade de um lado a outro, sem necessidade de manutenção e com alta durabilidade.
Mas é comum também fazer o uso de portas de vidro em residências. Neste caso, as melhores aplicações são:
- Porta da cozinha – geralmente a porta da cozinha é de ferro, mas a opção de vidro é muito aconselhável, pois como é uma área sujeita a gordura e sujidade, o vidro pode ser facilmente lavado, sem comprometimento do material. Também é útil pois ajuda na iluminação natural;
- Portas estilo janela – algumas residências, especialmente as de padrão mais elevado, optam por substituir as janelas por portas de aberturas para jardins, piscinas e sacadas. Sendo assim, geralmente usa-se uma estrutura de alumínio para dar sustentação ao vidro;
- Portas internas – em alguns casos, é possível também usar as portas de vidro como separação de ambientes internos, como sacadas, escritórios, salas, entre outros.