Notícias

Portas e janelas de madeira. Vantagens e desvantagens

Vantagens como beleza, durabilidade e resistência e desvantagens como limpeza, manutenção e controle de umidade. Veja a análise dos usa da madeira em portas e janelas de uma casa ou ap.

 

As portas e janelas de uma casa são elementos importantes no projeto de construção ou reforma de casas e apartamentos. Existem diversos tipos de materiais que podem ser usados como ferro, alumínio, PVC, vidro, madeira e outros. A preferência pela madeira é grande graças a boa estética, durabilidade e outros. Mas este material exige cuidados e abaixo listarei algumas das principais vantagens e desvantagens de portas e janelas de madeira.

 

Vantagens

Beleza

A madeira é bela, sofisticada e proporciona uma excelente harmonia com a estrutura da casa, seja ela alvenaria, gesso e outros materiais. Por ser um material fácil de trabalhar existem muitos tipos de portas e especialmente de janelas com muitos detalhes trabalhados e entalhados na madeira. De fato fica muito bonito uma casa com janelas e portas de madeira.

 

Durabilidade

É um material durável, contudo e como será visto abaixo a duração dele depende muito do cuidado que ele receberá. A durabilidade deste material pode ser comprovada quando fazemos a demolição de casas antigas, onde tudo está deteriorado, mas a madeira que não ficou exposta a chuva permanece firme.

 

Resistência

É também um material muito resistente, haja vista que ele é usado para construir a estrutura do telhado das casas. Evidentemente que no caso de janelas, especialmente é preciso analisar como a madeira foi usada e o modelo da janela, mas em geral é bastante resistente.

 

Desvantagens

Limpeza

Como desvantagem podemos citar a questão da limpeza, pois é um material que não pode ser molhado e no caso de janelas especialmente, graças aos muitos detalhes, muitas tornam-se  de difícil limpeza. Lembro que em uma antiga casa minha, coloquei uma janela de madeira toda quadriculada com muitos vidros pequenos. Era difícil para fazer a limpeza, pois tinha de limpar pedaço por pedaço. Pense nisso na hora de escolher o modelo.

 

Umidade

A umidade é o grande problema da madeira e por este motivo não é recomendável usar em áreas expostas a chuva ou que possa ter incidência de água. Geralmente nas janelas expostas é colocado um toldo em cima para evitar o contato com a chuva. A durabilidade da madeira dependerá muito deste cuidado com a umidade.

 

Cupins

A madeira pode ser atacada também por cupins e quando isso acontece se os devidos cuidados não forem tomados as consequências  a longo prazo serão ruins o que pode levar a deterioração da peça. Uma recomendação neste caso é evitar madeiras muito moles ou porosas que são as mais fáceis de serem atacadas.

Contato

Av. Getúlio Vargas, 2416

Rec. São Judas Tadeu, São Carlos - SP

 

Tel.: (16) 3363-5555

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Precisando de Ajuda

Sobre Nós

Atendimento

Novidades

Copyright 2018. Desenvolvido por Connect web Marketing

Search